Tudo para tu aprenderes!
Áreas temáticas: Informática; Programação; Robótica; Matemática; Artes
O propósito deste clube CCVE que visa promover a realização de atividades de natureza científica e experimental quer em sala de aula quer no exterior, com os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, que promovam a curiosidade, a observação e a aquisição de uma cultura científica sistemática, fomentando e melhorando a autonomia e o desempenho dos alunos em situações práticas de ensino, na área das STEAM (sciences, technology, engineering, arts and mathematics).
​
A Robótica - um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e inteligência computacional - é uma área adequada ao trabalho interdisciplinar.
A Programação (que atualmente, neste AE já é uma AEC no 1.º CEB) desenvolve o raciocínio lógico e a abordagem à resolução de problemas, sendo um novo tipo de literacia na compreensão do mundo em que vivemos.
Desta forma, e aplicando esta metodologia, os alunos observam, exploram, experienciam, analisam e constroem conhecimento, através de uma aprendizagem multidisciplinar – plasmada ainda nas Artes, na Matemática e na Informática – e, através de um conjunto alargado de ações, pretende-se desenvolver a competência do trabalho em equipa, estruturar e organizar ideias, incrementar a criatividade, fomentar o espírito crítico e resolver problemas.
Promover, também, a construção de materiais didáticos multidisciplinares, que proporcionam uma aprendizagem mais apelativa e o desenvolvimento de variadíssimas capacidades criativas e inovadoras.
-
Promover o desenvolvimento de competências na metodologia STEAM
​
-
Dinamizar atividades que promovam o desenvolvimento de aprendizagens diversificadas enquadradas nos domínios de várias disciplinas do currículo escolar
​
-
Trabalhar aprendizagens multidiversificadas baseadas em conhecimentos integradores do currículo
​
-
Promover a melhoria das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, através da robótica, da informática, da programação, das artes e da matemática